segunda-feira, 28 de março de 2011

como fazer um Briefing

FASE I DO PROJETO APLICATIVO –
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA/INTRODUÇÃO
Prof. Dênio Mágno


Esta primeira fase deve conter a apresentação da empresa e uma introdução ao trabalho que será desenvolvido no Projeto Aplicativo.
Para cumprirmos esta etapa devemos coletar informações sobre o cliente (empresa para a qual estaremos desenvolvendo o projeto). Esta coleta de informações pode ser considerada o “briefing” a partir do qual vamos desenvolver o Projeto Aplicativo e a Pesquisa de Mercado.

ENTREVISTA EXPLORATÓRIA – BRIEFING

A entrevista exploratória tem por objetivo esclarecer, desenvolver e modificar conceitos para a formulação de abordagens posteriores. É a base sobre a qual desenvolve-se o pensamento futuro.
A palavra ‘briefing” é uma expressão da língua inglesa que significa instruções, guia; ação de instruir. Na publicidade, onde é aplicado usualmente, o briefing é coletado pelo atendimento da agência e é utilizado para orientar o desenvolvimento das estratégias de comunicação do cliente.
O Briefing é um documento que contém todas as informações e orientações necessárias para desenvolver eficazmente uma estratégia de marketing, campanha de comunicação ou uma simples ação de comunicação. Deverá ser fornecida à agência uma estratégia perfeitamente clara. O briefing vai estabelecer as orientações gerais da campanha que resultam da reflexão entre anunciante e agência. Devem ficar definidos os alvos, objetivos e possíveis limitações.
No nosso caso, será o ponto de referência para o desenvolvimento de todas as outras etapas do Projeto Aplicativo
Ressalvadas as características e realidades individuais, todos os briefings devem conter  informações sobre a empresa/cliente do projeto aplicativo em cinco dimensões:

  1. IDENTIFICAÇÃO.
  2. MERCADOLÓGICA
  3. ESTRATÉGICA
  4. CLIENTE
  5. VISÃO GERAL DO EMPRESÁRIO

1. IDENTIFICAÇÃO
Dados básicos para conhecimento da empresa:
  • Nome
  • Data de Fundação
  • Ramo de atividade
  • Sede - localização
  • Composição acionária
  • Porte (pelo número de funcionários ou faturamento)
  • Número de lojas/filiais - localização
  • Número de funcionários
Caso seja enfocado no projeto uma filial, fazer também a descrição específica adequada.

2. MERCADOLÓGICA
Descrição das características do mercado aonde atua a empresa.
  • Descrição do segmento
  • Nível de concorrência
  • Principais concorrentes
  • Análise da situação geral do mercado (nível de demanda, influências econômicas, sociais, políticas ou legislativas)
  • Conceito e posicionamento no mercado
  • Características do produto/serviço que oferece
  • Sazonalidades do mercado

3. ESTRATÉGICA
Descrição dos objetivos estratégicos da empresa.
  • Ampliação, diversificação, manutenção (Porter)
  • Fator chave de sucesso (qualidade de atendimento, variedade de produtos, ponto comercial, design da loja)
  • Política de treinamento e perfil da equipe de vendas (ou que se relaciona diretamente/cotidianamente com o cliente).

4. CLIENTES
Descrever a política da empresa em relação ao cliente. Descrever o perfil do cliente. Levantar hipóteses sobre a satisfação do cliente.
  • Perfil sócio-econômico do cliente
  • Perfil comportamental do cliente (motivações para compra, razões de satisfação, comportamentos na hora da compra, processo de decisão, pontos de valorização no processo de compra).
  • Política da empresa em relação ao atendimento ao cliente
  • Volume, freqüência de compra – em processo de alteração ou mantido
  • Política e ações de comunicação com o cliente (mala direta, publicidade, promoção dirigida)
  • Identificar possibilidades de insatisfação do cliente
  • Existência ou não de banco de informações sobre cliente (cadastro atualizado e seu conteúdo)

5. VISÃO GERAL DO EMPRESÁRIO
Acrescentar uma análise geral do empresário sobre o relacionamento com o cliente e o andamento do negócio em geral.

OBSERVAÇÕES GERAIS:
  • Sempre lembrar que o momento do briefing deve ser, preferencialmente, único. Evitar encontros repetitivos com o empresário.
  • Procurar identificar se existe na empresa um processo de coleta, tratamento e gerenciamento das informações sobre o cliente (cadastro atualizado, banco de dados de compras do cliente) de forma automatizada.
  • Lembrar que é a partir desta coleta de informações que será desenvolvido todo o processo de problematização do Projeto Aplicativo e conseqüentemente o seu prosseguimento.
  • Um briefing bem feito é fundamental para o bom andamento do projeto, evitando interpretações erradas de informações, garantindo foco, objetividade e aplicabilidade imediata aos resultados alcançados.
  • As especificidades do briefing devem ser alinhadas com o professor orientador antes de ser realizado. Há diferenças quando o público a ser pesquisado é interno ou externo à empresa.
  • A existência de um modelo ou orientação de briefing não pressupõe igualdade de tratamento para empresas de realidades e culturas diferentes. Adaptações e adequações deverão ser realizadas para melhor atendimento às necessidades do Projeto Aplicativo. Os professores estão preparados para orientar a equipe de alunos sobre este tema.

 


BRIEFING PUBLICITÁRIO (um modelo)

Introdução:
Qual o conceito do produto; qual o posicionamento e quais os alvos.

Antecedentes:
Histórico da marca; outras ações de comunicação.
Mercado (evolução, segmentação, posicionamento de produto; investimento)
Objetivos (market share; distribuição; vendas; comunicação)
Produto (nome; características; embalagem; preço; concorrência)
Ação:
Ações de comunicação publicitária ou não; orientação da agência; budget; timming.

1.      Contexto do Produto ou Serviço.
Descrição do produto; histórico da comunicação anterior da marca; descrição da concorrência;  análise de mercado; comportamento e atitudes dos consumidores e influenciadores.
2.      Estratégia de Marketing.
Objetivos de marketing (volume de vendas e quota de mercado); posicionamento, segmentos alvos e fontes de mercado; mix de comunicação.

Plano de Mídia;
Produto e concorrência (marca produto; embalagem, preço e distribuição; consumo)
Objetivos (de mercado; de comunicação).
Grupo alvo, tempo, regionalização.

Mix de Comunicação:
Orçamento
Meios => TV, Rádio, Imprensa, Outdoors; Cinema; Internet; Marketing Direto; Relações Públicas; Exposições; Promoções.

Perguntas facilitadoras:
Quem, A quem, O quê; Como


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