FASE I DO PROJETO APLICATIVO –
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA/INTRODUÇÃO
Prof. Dênio Mágno
Esta primeira fase deve conter a apresentação da empresa e uma introdução ao trabalho que será desenvolvido no Projeto Aplicativo.
Para cumprirmos esta etapa devemos coletar informações sobre o cliente (empresa para a qual estaremos desenvolvendo o projeto). Esta coleta de informações pode ser considerada o “briefing” a partir do qual vamos desenvolver o Projeto Aplicativo e a Pesquisa de Mercado.
ENTREVISTA EXPLORATÓRIA – BRIEFING
A entrevista exploratória tem por objetivo esclarecer, desenvolver e modificar conceitos para a formulação de abordagens posteriores. É a base sobre a qual desenvolve-se o pensamento futuro.
A palavra ‘briefing” é uma expressão da língua inglesa que significa instruções, guia; ação de instruir. Na publicidade, onde é aplicado usualmente, o briefing é coletado pelo atendimento da agência e é utilizado para orientar o desenvolvimento das estratégias de comunicação do cliente.
O Briefing é um documento que contém todas as informações e orientações necessárias para desenvolver eficazmente uma estratégia de marketing, campanha de comunicação ou uma simples ação de comunicação. Deverá ser fornecida à agência uma estratégia perfeitamente clara. O briefing vai estabelecer as orientações gerais da campanha que resultam da reflexão entre anunciante e agência. Devem ficar definidos os alvos, objetivos e possíveis limitações.
No nosso caso, será o ponto de referência para o desenvolvimento de todas as outras etapas do Projeto Aplicativo
Ressalvadas as características e realidades individuais, todos os briefings devem conter informações sobre a empresa/cliente do projeto aplicativo em cinco dimensões:
- IDENTIFICAÇÃO.
- MERCADOLÓGICA
- ESTRATÉGICA
- CLIENTE
- VISÃO GERAL DO EMPRESÁRIO
1. IDENTIFICAÇÃO
Dados básicos para conhecimento da empresa:
- Nome
- Data de Fundação
- Ramo de atividade
- Sede - localização
- Composição acionária
- Porte (pelo número de funcionários ou faturamento)
- Número de lojas/filiais - localização
- Número de funcionários
Caso seja enfocado no projeto uma filial, fazer também a descrição específica adequada.
2. MERCADOLÓGICA
Descrição das características do mercado aonde atua a empresa.
- Descrição do segmento
- Nível de concorrência
- Principais concorrentes
- Análise da situação geral do mercado (nível de demanda, influências econômicas, sociais, políticas ou legislativas)
- Conceito e posicionamento no mercado
- Características do produto/serviço que oferece
- Sazonalidades do mercado
3. ESTRATÉGICA
Descrição dos objetivos estratégicos da empresa.
- Ampliação, diversificação, manutenção (Porter)
- Fator chave de sucesso (qualidade de atendimento, variedade de produtos, ponto comercial, design da loja)
- Política de treinamento e perfil da equipe de vendas (ou que se relaciona diretamente/cotidianamente com o cliente).
4. CLIENTES
Descrever a política da empresa em relação ao cliente. Descrever o perfil do cliente. Levantar hipóteses sobre a satisfação do cliente.
- Perfil sócio-econômico do cliente
- Perfil comportamental do cliente (motivações para compra, razões de satisfação, comportamentos na hora da compra, processo de decisão, pontos de valorização no processo de compra).
- Política da empresa em relação ao atendimento ao cliente
- Volume, freqüência de compra – em processo de alteração ou mantido
- Política e ações de comunicação com o cliente (mala direta, publicidade, promoção dirigida)
- Identificar possibilidades de insatisfação do cliente
- Existência ou não de banco de informações sobre cliente (cadastro atualizado e seu conteúdo)
5. VISÃO GERAL DO EMPRESÁRIO
Acrescentar uma análise geral do empresário sobre o relacionamento com o cliente e o andamento do negócio em geral.
OBSERVAÇÕES GERAIS:
- Sempre lembrar que o momento do briefing deve ser, preferencialmente, único. Evitar encontros repetitivos com o empresário.
- Procurar identificar se existe na empresa um processo de coleta, tratamento e gerenciamento das informações sobre o cliente (cadastro atualizado, banco de dados de compras do cliente) de forma automatizada.
- Lembrar que é a partir desta coleta de informações que será desenvolvido todo o processo de problematização do Projeto Aplicativo e conseqüentemente o seu prosseguimento.
- Um briefing bem feito é fundamental para o bom andamento do projeto, evitando interpretações erradas de informações, garantindo foco, objetividade e aplicabilidade imediata aos resultados alcançados.
- As especificidades do briefing devem ser alinhadas com o professor orientador antes de ser realizado. Há diferenças quando o público a ser pesquisado é interno ou externo à empresa.
- A existência de um modelo ou orientação de briefing não pressupõe igualdade de tratamento para empresas de realidades e culturas diferentes. Adaptações e adequações deverão ser realizadas para melhor atendimento às necessidades do Projeto Aplicativo. Os professores estão preparados para orientar a equipe de alunos sobre este tema.
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BRIEFING PUBLICITÁRIO (um modelo)
Introdução:
Qual o conceito do produto; qual o posicionamento e quais os alvos.
Antecedentes:
Histórico da marca; outras ações de comunicação.
Mercado (evolução, segmentação, posicionamento de produto; investimento)
Objetivos (market share; distribuição; vendas; comunicação)
Produto (nome; características; embalagem; preço; concorrência)
Ação:
Ações de comunicação publicitária ou não; orientação da agência; budget; timming.
1. Contexto do Produto ou Serviço.
Descrição do produto; histórico da comunicação anterior da marca; descrição da concorrência; análise de mercado; comportamento e atitudes dos consumidores e influenciadores.
2. Estratégia de Marketing.
Objetivos de marketing (volume de vendas e quota de mercado); posicionamento, segmentos alvos e fontes de mercado; mix de comunicação.
Plano de Mídia;
Produto e concorrência (marca produto; embalagem, preço e distribuição; consumo)
Objetivos (de mercado; de comunicação).
Grupo alvo, tempo, regionalização.
Mix de Comunicação:
Orçamento
Meios => TV, Rádio, Imprensa, Outdoors; Cinema; Internet; Marketing Direto; Relações Públicas; Exposições; Promoções.
Perguntas facilitadoras:
Quem, A quem, O quê; Como
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